segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Atlético vs. Real

ATLÉTICO-3 REAL-1

O Atlético conseguiu este domingo uma vitória moralizante perante o Real, que ocupava a 6ª posição da tabela classificativa depois de somar 3 vitórias consecutivas. Depois do desaire em Marvila, o Atlético e Toni Pereira procuravam mudar o rumo dos acontecimentos, a penúltima posição não era do interesse de ninguém, os jogadores precisavam de uma vitória para ganhar confiança e não podíamos dar uma melhor nota de boas-vindas a Torres se não uma vitória num derby entre duas equipas que já estiveram com alguma picardia, já passada.

O jogo começou com duas equipas em estudo mutuo, com uma ligeira pressão ofensiva visitante durante os primeiros 10 minutos de partida, mas sem sustos de maior. O Atlético algo apático tentava levar a bola para o ataque quase sempre através de pontapés longos dos defesas, procurando a nossa dupla mais avançada, que também pouco intimidante estava a ser para a defesa do Real. Até que... já perto do quarto-de-hora de jogo, Ivan conseguiu desviar-se do defesa adversário, em corrida surgiu isolado frente ao guarda-redes Bruno Fernandes e quando viu este a afastar-se da baliza tentou o chapéu mas... bastante desviado! Uma oportunidade flagrante, pedia-se (muito) mais a Ivan...
O Real já se punha em sentido, Bruno Fernandes e a defesa já tinham cometido vários erros, que poderiam ter custado caro. Mas o 0-0 continuava no nosso placard manual.
5 minutos depois, surgiu o golo inaugural... Wagner, a nossa torre defensiva fez falta sobre Ailton numa zona frontal à baliza muito próximo da grande área, e no livre correspondente: Tigas com a bola colocada, sobrevoou a barreira e deixou Janota pregado ao chão agitando as malhas da baliza alcantarense... 0-1, aos 21 minutos de jogo.
A 10 minutos do intervalo, Toni mudou o rumo da partida, e fez entrar Serginho para o lugar do desinspirado Tiago Rosa. Serginho relembre-se que esteve lesionado durante o inicio da temporada sendo este o 2º jogo que fez com a camisola "azul e amarela" e acabou mesmo por fazer uma boa exibição.
O intervalo surgiu pouco depois, para bem de todos, já que o jogo tinha caído de qualidade e o Atlético parecia impotente para fazer a reviravolta no marcador.

A segunda parte já foi bem diferente, as palavras de Toni Pereira ao intervalo fizeram-se notar em campo e agora foi a vez do Atlético ter o jogo na mão e fazer a sua missão de virar o resultado a seu favor.
5 minutos do segundo tempo e o 1º apareceu: Ivan, redimindo-se do desperdício da oportunidade da 1ª parte acaba por empatar a partida depois de uma boa assistência de Filipe Martins da esquerda. Começou bem... e mais estava para vir. Um empate também não era um bom resultado para nós, já que precisávamos desesperadamente de pontos para fugir das ultimas posições.
A defesa do Real com um pouco mais de pressão, desorientava-se por completo e isso poderia-lhes custar caro. A prova disso mesmo surgiu aos 62 minutos, mais uns "rodriguinhos" entre a defesa e o guarda-redes, este atrapalhado remata frouxo para onde estava virado, azar o dele estar virado para o nosso avançado Luis Leal que não se deixou atrapalhar também e rematou para o 2-1! Explosão de alegria na Tapadinha... estava dada a volta ao marcador. Mas este resultado tem-se mostrado bastante traiçoeiro para o Atlético. Ainda havia mais jogo pela frente.
O Real pouco incomodava, a sua organização estava a desmoronar-se, e nem com as duas alterações de assentada de Rui Rodrigues, colando dois homens possantes no ataque, a situação se inverteu... Acabando mesmo por piorar para a sua equipa...
Serginho sempre irrequieto na posição de nº 10, fez uma grande assistência para Luis Leal este isolado mas ainda sem ângulo, tenta se desviar de Bruno Fernandes mas este estica os braços contra as pernas do nosso avançado fazendo grande penalidade, que Nuno Afonso de pronto assinalou, valendo também um cartão amarelo ao guardião. Chamado à conversão, João Martins, não desperdiçou a oportunidade e marcou o 3-1 e o seu1º golo ao serviço do Atlético.
Estavam decorridos 70 minutos de jogo, ou seja, em apenas 20 minutos o Atlético virou o jogo e facturou 3 golos, metade dos que tinha marcado até então nesta temporada.
Até final da partida o Atlético continuou com sinal positivo. De notar apenas 2 lances do Real já perto do apito final: um canto bem marcado, lança a confusão na área de Janota, com os Massamaenses a apostar 9 jogadores no ataque, em que Wagner acaba por ganhar o ressalto e aliviar a bola para longe e uma movimentação de Ailton já ao cair do pano, mas o remate acaba por ir ter à bancada.
Uma vitória justa do Atlético, que acaba por ser muito preciosa para a confiança da equipa e para fazer esquecer o desaire de há 15 dias frente ao Oriental. Para a semana há mais uma deslocação complicada ao Carregado e a nossa "fome" por pontos ainda não está sasseada.
Pena foi ter notado a ausência de Zambujo dos convocados para esta partida, em breve serão informados desta ausência de peso aqui no nosso blog.

No Estádio da Tapadinha, jogaram:
Árbitro: Nuno Afonso (AF Lisboa)

ATLÉTICO: Ricardo Janota; Torres, Wagner, Rolão e Filipe Martins; Simões, Tiago Rosa (Serginho, 34'), João Martins e Hugo Gonçalves; Luis Leal (Samarra 82') e Ivan (Bruno Carlos, 88')
TREINADOR: António Pereira

REAL: Bruno Fernandes; Miguel Gonçalves, Calado, José Mário e João Monteiro; Zezinando (Kifuta, 65'), Diogo, Dário (Dino, 74') e Tigas; Hugo Rosa (Geovany, 65') e Ailton
TREINADOR: Rui Rodrigues

Marcadores: 0-1, por Tigas (20'); 1-1, por Ivan (50'); 2-1, por Luis Leal (62'); 3-1, por João Martins (g.p., 70')

Disciplina: cartão amarelo a Luis Leal e Simões (Atlético) - Bruno Fernandes e Kifuta (Real)

Melhor do Atlético: Torres, deu outra profundidade na ala direita do Atlético. Abriu o jogo da equipa e atacou tão bem como defendeu. Correu o jogo todo e ainda fez algumas assistências. Serginho também merece algum destaque.

Melhor do Real: Dário, um jogador que até já passou pelo Atlético, tecnicista e bom passador, esteve em bom plano o tempo que teve em campo. Caiu de prestação, juntamente com a sua equipa e acabou por ser substituído. Deixou alguns bons promenores.