terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Atlético vs. Torreense

ATLÉTICO -4 TORREENSE -1

Com a Tapadinha quase vazia, com um frio de rachar e quase uma hora para se jogar com apenas 10 jogadores frente ao Torreense que ocupava a 4ª posição e depois de uma pesada derrota, ninguém estaria à espera que o resultado fosse este... Teremos ou não equipa para fazermos um bom campeonato, é a pergunta à qual ainda não encontrámos resposta.

Toni Pereira para este jogo, preparou bastantes alterações no onze em relação à equipa que defrontou o Carregado. Bruno Lucas fez dupla com Rolão no eixo da defesa, Serginho já se estreou como titular, Bruno Carlos era o elemento mais ofensivo, Telmo já vestiu a camisola do Atlético e deu nas vistas e ainda deu para a estreia de Filipe Ferreira, o nosso júnior que tem feito uma época brilhante no seu escalão, tal como todos os seus colegas.
Numa tarde de grande inspiração e de um espírito de equipa que parecia ainda inalcançado, foi o Atlético quem não deu azo a surpresas e mostrou que ainda não era desta que o Torreense iria pela 1ª vez vencer na Tapadinha.
Tudo começou cedo, quando aos 12 minutos de jogo, depois de vários ressaltos na grande área adversária a bola sobra para o "Speedy" Torres "Gonzalez" que deu a oportunidade para marcar a Tiago Rosa, este não a desperdiçou e rematou para o fundo das redes de Marco Tábuas! 1-0 no marcador, mas os poucos adeptos presentes no Estádio ainda não se mostravam confiantes, os últimos resultados têm tido sabor amargo e ainda havia muito jogo pela frente.
O jogo começava empolgante, o Torreense mais por intermédio de Miguel Paixão e de Rui Burguette, tentava fazer o que conseguia, mas o excesso de individualismo e alguma falta de pontaria não fizeram grandes dores de cabeça ao nosso sector recuado.
O tempo não dava para defender resultados e principalmente por contra-ataques o Atlético mostrava que queria vencer o jogo e não estava a adormecer. Prova disso, foi o cabeceamento de Simões perto da meia-hora de jogo, a corresponder de cabeça ao 2º poste a um canto que Marco Tábuas conseguiu defender. Miguel Paixão viu este lance e logo na resposta, correu directo para a baliza e rematou pouco ao lado do poste... Valeu pelo susto. O Torreense começou a tentar empurrar o Atlético às cordas e pouco depois, um dos lances da tarde... O relógio marcava 38 minutos de jogo e depois de uma falta sobre Deodato o árbitro mostrou o segundo cartão amarelo a Tiago Rosa, em apenas 10 minutos, valendo-lhe a consequente expulsão. Tiago Rosa ficou assim no melhor e no pior da 1ª parte.
A equipa ficou a jogar com dez elementos e o Torreense corria atrás do resultado, embora sem ter feito grandes oportunidades de golo até ao intervalo.

Depois do precioso intervalo que serviu para abrandar os ânimos e acalmar a vontade do visitante dar a volta ao marcador, foi o Atlético que numa tarde de surpresas fazia o 2º golo da tarde! Num canto venenoso de João Martins a bola descreve um arco para a baliza, parecendo ainda roçar em Serginho e num defesa torreense perto do 1º poste, mas o que é certo é que aparece no fundo das redes... 2-0 para o Atlético.
O Torreense aumentou a sua avalanche ofensiva, a vantagem de ter mais um elemento vinha ao de cima e apenas 6 minutos volvidos, a Tapadinha voltava a arrefecer de ânimos, já que num lance bastante discutivel na grande área do Atlético, Miguel Paixão cai suspeitosamente reclamando falta de Rolão. O árbitro atendeu ao seu pedido e marcou grande penalidade. O próprio Paixão chamado a converter não desperdiçou, marcou o seu 4º penalti esta temporada e o 7º golo na série.
O tempo que já estava frio, tornou-se gelado... Ainda havia muito jogo, o Torreense parecia ter a partida na mão e a nossa vantagem era mínima.
Com o meio-campo da Tapadinha alugado ao Torreense, eram os visitantes que continuavam por iniciativas individuais tentar empurrar os alcantarenses às cordas.
Foi então que apareceu, a capacidade de leitura táctica de Toni Pereira, substituindo Ivan por Bruno Carlos, colocando na frente um homem fresco e mais veloz, que sirviria para os contra-ataques e pouco depois, substituindo o exausto Telmo que dominou a ala do Atlético, por Hugo Gonçalves, jogando mais no miolo do terreno e um pouco mais recuado que o habitual.
Como foi dito, esta foi a tarde das surpresas, o Torreense parecia inconsequente e o Atlético parecia que estava ainda mais forte com as 10 unidades!
Já bem perto do final da partida, e em mais uma confusão na grande área dos visitantes, Deodato ajeita a bola com o braço, o árbitro prontamente apitou para o 2º penalti do jogo.
João Martins, num toque de classe, fez com que Marco Tábuas visse a bola entrar lentamente por cima de si e agitar as redes da sua baliza pela 3ª vez! Que forma espectacular de matar um jogo...!
Já com a vitória assegurada, com Filipe Ferreira em campo e com alegria nas bancadas, ainda se viu no ultimo lance da partida o 4-1 de Gonçalves! Uma defesa completamente desconcentrada do Torreense, passou a bola a Ivan este quase isolado, deu a bola ao seu colega, que deu o toque final para a goleada da jornada!

Só esperemos que a prenda de Natal ainda não esteja dada. O "esforço" que os adeptos fizeram de ir à Tapadinha ao frio e à chuva para apoiar a equipa que vinha de um mau momento foi recompensado da melhor maneira e é isto que é o Atlético.
Para a semana começa a 2ª volta e é novamente em casa frente ao Odivelas, que ocupa a desejada 6ª posição da tabela com apenas mais 3 pontos que nós.
Diz-se em jeito de brincadeira, que iremos ganhar visto estes estarem à nossa frente.

No Estádio da Tapadinha, jogaram:
Árbitro: Paulo Rodrigues (AF Setubal)

ATLÉTICO: Janota; Torres, Bruno Lucas, Rolão e Filipe Martins; Simões, Tiago Rosa, João Martins e Serginho (Filipe Ferreira, 90+2'); Telmo (Hugo Gonçalves, 70') e Bruno Carlos (Ivan, 64').
TREINADOR: Toni Pereira

TORREENSE: Marco Tábuas; Madjor, André Santos, Marlon e Rui Burguette (João Baptista, 53'); Deodato, Miguel Pinheiro (Bruno, 74'), André Alverca (Milton, 53') e Coça; Miguel Paixão e Catarino.
TREINADOR: Ricardo Monsanto

Marcadores: 1-0, Tiago Rosa (12'); 2-0, João Martins (47'); 2-1, Miguel Paixão (54'); 3-1, João Martins (88'); 4-1, Gonçalves (90+4')
Disciplina: cartão amarelo para Bruno Lucas, Telmo, Tiago Rosa (2), Rolão (Atlético); Madjor, Deodato (2), Marlon (Torreense). Vermelhos por acumulação para Tiago Rosa (Atlético) e Deodato (Torreense). Admoestado o treinador Ricardo Monsanto (Torreense).