quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Lagoa vs. Atlético

LAGOA -2 ATLÉTICO-1

Uma tarde menos inspirada dos nossos jogadores, que apesar de terem estado quase 1 hora em vantagem numérica não conseguiram quebrar a malapata com a turma algarvia de Lagoa.

Entusiasmados com os recentes resultados alcançados "fora de portas" a turma alcantarense deslocou-se ao Algarve para tentar pelo menos pontuar frente ao 2º classificado. Antevia-se um jogo complicado, esta equipa do Lagoa apostou forte este ano e quer alcançar a melhor posição possível na série, relembre-se que ainda não ganhámos nenhum jogo com o Lagoa, sendo que este foi o sexto jogo em que as equipas se defrontaram.
Antes doa partida, houve logo uma má notícia: Maurício, teve um percalço na perna no sábado e não poderia jogar nesta deslocação, Toni teve então de utilizar os únicos 4 defesas que estavam disponíveis: Filipe Martins, Rolão, Joel Elias e Bruno Lucas. Sendo que Sérgio Brás ainda está longe da recuperação.
Mas o jogo até começou equilibrado: o Atlético procurava instalar-se no meio-campo e fazer uso da velocidade dos seus alas para desequilibrar a defesa adversária, mas esta não facilitou e esteve em bom plano. O Lagoa começou o jogo mais fechado no seu ultimo reduto, tentando "entrar" no jogo do Atlético e criar contra-ataques rápidos que apanhassem a defesa alcantarense em contra-pé.
As oportunidades de golo escasseavam, o Atlético nestes primeiros 20 minutos teve uma ligeira vantagem na posse de bola, mas pouco perigo fez para a baliza de Ivo Gonçalves. Quanto ao Lagoa estava em bom plano a níveis defensivos, mas demonstrava alguma incapacidade para fazer a transição da bola para o ataque, por mérito dos nossos trincos (Simões e Mandeiro).
Aos 28 minutos de jogo, o primeiro golo da tarde: Boiças depois de uma recuperação de bola, arranca para a baliza e remata para o fundo das redes de Janota... Estava inaugurado o marcador, infelizmente para a equipa visitada.
As coisas complicaram-se, o Atlético tinha agora obrigação de marcar, pelo menos, um golo para igualar a partida e correr atrás do prejuízo, no entanto, para tal ser possível era preciso mandar avançar mais elementos e abrir mais espaços na nossa defesa. E a história era a mesma, o Atlético trocava a bola no meio-campo adversário, mas não conseguia encontrar o melhor caminho para a baliza...
Já bem perto do intervalo, surge o penalti para o Atlético, o que também trazia a noticia que Janita tinha visto o seu segundo amarelo da partida e a consequente expulsão: Chamado a converter, João Martins não perdoou a deixa e fez o empate para os alcantarenses.
O intervalo chegara pouco depois, com o empate a uma bola e a vantagem de 1 elemento para o Atlético, que poderia querer dizer muita coisa nesta segunda parte.

Mas o futebol tem destas coisas... Toni Pereira mandou os seus elementos avançarem e assumirem o controlo da partida, e o Atlético assim o fez... Embora, ainda sem criar grandes oportunidades de golo ou jogadas vistosas.
O Atlético atacava, atacava... mas não marcava. E como diz o ditado futebolístico "Quem não marca sofre", o Lagoa fez juz do lema, e quando o relógio marcava 60 minutos de jogo, um canto cria uma confusão na àrea que ditou o resultado da partida, Filipe Martins, infeliz com os ressaltos da bola na sua área, acaba por a desviar para dentro da própria baliza. Passava assim a equipa com 10 elementos para a frente do marcador.
Toni Pereira, resignado, faz uma dupla substituição: Entra o médio Tiago Rosa pelo defesa Bruno Lucas e o ponta-de-lança Ivan pelo ala David Mateus... Mas o perigo continuou a tardar em aparecer.
Pouco depois foi a vez de entrar Bruno Carlos e sair o trinco André Mandeiro, "toda a carne estava no assador" em busca de pelo menos, um ponto que já seria precioso.
Os ultimos 20 minutos de jogo, foram de facto de pressão ofensiva: O Lagoa defendia naturalmente o resultado, com os seus 10 homens em campo, o Atlético bombeava as bolas para a área mas, inofensivas... até ao final da partida.
O Atlético somou assim a segunda derrota consecutiva, embora as 2 ultimas jornadas fossem contra os 2 primeiros classificados da Série. Temos de levantar a cabeça que apesar de muito mais renhida, a 5ª posição ainda se manteve e no próximo domingo há mais uma jornada decisiva frente à moralizada equipa de Marvila, o Oriental, que saiu da ultima posição e já se encontra a apenas a uma distância de 3 pontos.

No Estádio Capitão Jusino da Costa, jogaram:
Árbitro: Nuno Campos (AF Setubal)

LAGOA: Ivo Gonçalves; Janita, Ivo, Cordeiro e Vandi; Marco Candeias, Nelsón, Douglas Codó e Miguel Boto (Márcio Sampaio, 92'); Luis Lamy (Diouf, intervalo) e Boiças (João Nunes, 69')
TREINADOR: Luis Coelho

ATLÉTICO: Janota; Bruno Lucas (Tiago Rosa, 63'), Rolão, Joel Elias e Filipe Martins; Simões, André Mandeiro (Bruno Carlos, 69'), João Martins e Telmo; Tuga e David Mateus (Ivan, 63')
TREINADOR: Toni Pereira

Marcadores: 0-1, Boiças (28'); 1-1, João Martins (45+3', g.p.); 2-1, Filipe Martins (60', a.g.)

Disciplina: cartão amarelo para Janita (2), Ivo, Douglas, Boto e Nelsón (Lagoa); Rolão e Filipe Martins (Atlético); cartão vermelho, por acumulação a Janita (45')