Antes do jogo começar, ficámos apreensivos ao constatar que no nosso banco de suplentes não havia mais do que quatro jogadores! Porquê? Vítor Domingues explicou-nos assim:
Dos vinte jogadores do plantel, faltaram-nos seis pelos seguintes motivos: o Filipe Martins estava a cumprir um castigo disciplinar herdado da época passada. O João Martins foi impedido de jogar por causa de um problema burocrático que interferiu com a sua inscrição, e que teve como origem um atraso do Sporting. Esta situação deverá ser ultrapassada durante esta semana. O Wagner está lesionado... Assim como Tiago Rosa e Sérgio Brás, com a diferença de que estes dois últimos já deverão retomar os treinos na próxima Terça-Feira. Contas feitas, no próximo fim-de-semana já deveremos ter mais opções... Mesmo contando com o previsível castigo de Bruno Lucas.
Quanto ao jogo propriamente dito... Começou da pior maneira, com Bruno Lucas a colocar mão na bola e a ceder grande penalidade. Daí resultou a expulsão do jogador e o golo do Odivelas, numa altura em que o relógio assinalava apenas 2 minutos de jogo!
Se bem que sobre esse lance polémico se deva dar o benefício da dúvida, uma vez que não tínhamos a melhor visão sobre o mesmo, o facto é que a arbitragem de Nuno Afonso não tardou a revelar-se em todo o seu explendor... Por assim dizer. Apitava por tudo e por nada, assinalando faltas sucessivas que quebravam o ritmo à partida, que tardava em achar rumo.
Aos 21 minutos Carlos Manuel reorganizou tacticamente a equipa, naturalmente debilitada pela expulsão de Bruno Lucas, fazendo entrar Samarra para o lugar do avançado Ivan: até porque não estava a ser fácil conseguir ultrapassar-se o compacto meio-campo do Odivelas! Que, de resto, também não parecia ser capaz de importunar seriamente Ricardo Janota, limitando-se este a encaixar com facilidade remates de meia-distância ou livres incipientes.
Finalmente, aos 29 minutos o Atlético conseguiu livrar-se da sua camisa de forças e arrancou os primeiros aplausos aos seus adeptos. Tudo começou em Carolo, que em velocidade isolou Zambujo. Só com o guarda-redes Hugo Cardoso pela frente, o remate saiu-lhe todavia com má direcção, sobrevoando a barra.
Aos 36 minutos de novo Carolo e Zambujo estiveram em destaque: o primeiro, ao sofrer falta de Paulino, arrancou um livre sobre a linha limite da grande área, embora descaído na esquerda. Isso não impediu Zambujo de tentar alvejar daí a baliza, levando a bola a embater na trave! Desperdiçou-se assim a melhor oportunidade do Atlético no primeiro tempo... E o que traria a etapa complementar?
Trouxe... Um Atlético empenhado em corrigir o resultado! Em lances sucessivos, Carolo esteve à beira de empatar, mas da primeira vez, errou o alvo, enquanto que da segunda fez bem a rotação e rematou a preceito, opondo-se então Hugo Cardoso com a defesa da tarde.
Infelizmente, foi sol de pouca dura. O jogo regressou à mesma toada disparatada da primeira parte, com a novidade de as faltas agora virem acompanhadas de cartões amarelos, que começaram a chover. Houve um momento em que Ricardo Janota se terá afligido, quando aos 56 minutos Renato lhe surgiu pela frente, isolado! Mas aí, estorvou-o em condições... No seguimento da jogada, o mesmo Renato ainda teve uma segunda oportunidade para se redimir, mas falhou então o desvio que pretendia fatal.
Já em tempo de compensação, prolongado por motivo de assistência a jogadores do Odivelas, surgiu aquele que seria o caso do jogo! Pronto, digamos o pior caso do jogo. Livre no meio campo, apontado por Ricardo Janota, com a bola a ser bombeada em direcção à cabeça de Rolão... E a acabar no fundo das redes! O golo foi anulado por pretenso fora de jogo. Entre as hostes alcantarenses, reclamou-se que o nosso jogador não estava fora de jogo... Além de que o mesmo só terá sido assinalado depois da bola tomar a direcção das redes adversárias! Enfim... Mais palavras, para quê?
No Estádio Arnaldo Dias, jogaramÁrbitro: Nuno Afonso (AF Lisboa)
ODIVELAS: Hugo Cardoso; Ricardo Aires, Amar (André, 82'), Pedro Silva e Bruno Carlos; Paulino (Sousa, 24'), Mourato, Fary e Quinaz; Renato e Andrade (André Magalhães, 12').
TREINADOR: Paulo Fonseca
ATLÉTICO: Ricardo Janota; Bruno Lucas, Simões, Rolão e Jorge Almeida; Emanuel, Luis Zambujo, Serginho e Hugo Gonçalves; Ivan (Samarra, 21') e Hugo Carolo (Luis Leal, 75')
TREINADOR: Carlos Manuel
Marcador: 1-0, Quinaz (2', g.p.).
Disciplina: cartão amarelo para Hugo Cardoso, Pedro Silva, Quinaz, André e Bruno Carlos (Odivelas) - Zambujo, Simões, Emanuel, Serginho, Carolo e Rolão. cartão vermelho directo para Bruno Lucas.