quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Até sempre Carlos Baptista!

Faleceu no passado dia 17 de Dezembro, Carlos Baptista, antigo jogador e glória do nosso Atlético Clube de Portugal.
"Back da Morte", como ficou conhecido pela sua raça em campo, era um dos melhores defesas a actuar em Portugal e só incompreensivelmente não chegou a envergar a camisola da selecção nacional. Exímio central, sempre duro mas "limpo", Baptista elevou o nome do nosso Clube pelo país, transferiu-se quando a sua equipa do Carcavelhinhos fundou o Atlético, e por aqui se manteve até final da sua carreira, acompanhando o Atlético na altura de maior esplendor, tendo conquistado na Tapadinha:
- 2 terceiros lugares no Campeonato Nacional da 1ª Divisão;
- 2 vezes Finalista da Taça de Portugal
- 1 titulo de Campeão Nacional da 2ª Divisão
Carlos Baptista de Jesus, nasceu em Lisboa a 12 de Maio de 1916, dizem, muitos que o viram jogar, que foi dos melhores centrais que já passou pelo nosso Atlético e que a Tapadinha era a sua casa, a sua paixão, pois a raça que tinha ao envergar a nossa camisola era ímpar, conquistando na altura, a simpatia de toda a família "Atlético". O Estádio da Tapadinha sempre repleto de gente que certamente jamais o esquecerá e o amor que tinha por este clube, ainda lhe valeram 10 anos da sua vida ao mais alto nível, sendo que mesmo depois de "arrumar as botas" com 36 anos de idade, ainda continuou no clube de Alcântara, então como treinador-adjunto do treinador Josep Szabo.
Começava assim a sua carreira de "mister", chegando pouco depois a elemento principal da equipa técnica do Desportivo de Peniche onde se manteve ainda durante algumas temporadas, antes de voltar claro, ao seu clube, ao clube de coração, ao Atlético. Primeiro como treinador das nossas camadas jovens e aos poucos acumulando tarefas, cargos, chegou mesmo, imaginem, a treinador de todos os escalões das equipas do Atlético.
No dia 11 de Abril de 1954, um dia que certamente não esqueceu, Carlos Baptista de Jesus foi alvo de uma grande Festa de Homenagem no Estádio da Tapadinha, estando presente na sua festa todos os principais clubes de Lisboa de então: Atlético, Benfica, Sporting, Belenenses e Oriental...

Por todos estes motivos e muitos mais que certamente ficaram por contar, nós enquanto sócios ou simpatizantes do Atlético temos a agradecer a este verdadeiro campeão tudo o que fez pelo nosso clube e desejar, esteja onde estiver, que seja recompensado a dobrar, por todas as alegrias que deu às gentes que torciam por ele e pelo nosso clube.
ATÉ SEMPRE CARLOS!

Nesta fotografia, podemos ver a equipa do Atlético a "elevar" Baptista, enquanto este segura a Taça que simbolicamente lhe foi atribuida, no dia em que decidiu dar por terminada a sua carreira enquanto jogador.


Este artigo foi editado do que saiu no "Jornal O Atlético" de 8 de Setembro de 2006.