segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Torreense vs. Atlético

TORREENSE -1 ATLÉTICO-2

Em tarde de folia, o Atlético venceu com mérito a "grande final" em Torres Vedras e atingiu o objectivo principal da temporada de ficar nos 6 primeiros lugares que asseguram a manutenção na 2ª divisão B e dão acesso à luta pela promoção.
Num jogo sofrido até ao ultimo minuto, o Atlético acabou por aguentar a pressão exercida pelo Torreense nos últimos minutos da partida e levou mesmo os 3 pontos de "salvação" para a Tapadinha.

Toni Pereira fez 4 alterações no onze inicial em relação ao encontro de domingo passado frente ao Carregado: Rolão, voltou ao onze inicial onde actuou os 90 minutos ainda que condicionado, Filipe Ferreira, jogador que fez a sua época nos juniores do Atlético e que muito contribuiu para o seu sucesso foi novamente chamado para o plantel principal onde ainda apontou 1 golo e André Mandeiro voltou também a ser titular, assim como Gonçalves, que regressou depois de algum tempo fora da titularidade.
O primeiro tempo não podia começar da melhor maneira: o Atlético entrou pressionante no jogo com ganas de vencer a partida. A vitória era urgente e os jogadores entenderam a mensagem.
Logo aos 2 minutos de jogo, um remate perigoso que Marco Tábuas não conseguiu agarrar, lançou a confusão na sua área, David Mateus aproveitou a confusão e com um toque subtil empurra a bola para dentro da baliza, fazendo desde logo o 1º golo da tarde! Um grande arranque da equipa forasteira, que mesmo assim não deixou de dominar a partida...
O Torreense apesar da desvantagem, mostrava alguma incapacidade para criar lances de perigo, muito por mérito do trabalho defensivo do Atlético.
Aos 33 minutos, um grande trabalho de Filipe Ferreira de apenas 18 anos, em jogo de estreia pela equipa sénior, acaba por disferir um remate forte ainda fora da área... que depois de sofrer um pequeno desvio do defesa adversário, acaba por fugir do alcance de Marco Tábuas, apontando o melhor golo da tarde. Que estreia desta nossa promessa...
Ainda antes do intervalo, o Atlético levou as mãos à cabeça quando viu Luis Leal rematar uma bola ao poste que sobra novamente para um colega de equipa que na recarga remata forte para defesa por instinto de Marco Tábuas, este lança a bola para a frente, onde surge agora David Mateus, com o guarda-redes fora da baliza acaba por acertar, azaradamente, nas pernas de Marlon que se encontrava sobre a linha de golo...
O intervalo surgira pouco depois, com 2 golos de vantagem e com o domínio da 1ª Parte a pertencer ao Atlético. Tudo parecia correr bem mas o 2º tempo adivinhava-se bem mais complicado, visto que 1 golo bastaria para o Torreense ganhar ânimo para lutar novamente por um resultado positivo.

Assim foi, a equipa de Torres Vedras entrou para o tempo complementar com um espírito diferente da 1ª parte. Ao Atlético bastaria não cometer erros para sustentar os dois golos que trazia de vantagem.
Mas, nos primeiros instantes desta 2ª parte foi a equipa da casa quem dominou a situação e num dos seus lance ofensivos, surgiu mesmo o penalti do Torreense: Simões faz falta sobre um atacante, que prontamente João Henriques assinalou quando o relógio assinalava 54 minutos de jogo. Chamado á sua conversão: Edgar Rosa rematou forte e junto ao poste, diminuindo a desvantagem do Torreense para apenas 1 golo numa fase importante da partida.
Ainda havia muito jogo pela frente...
O Atlético nesta fase entrou num estilo de jogo inteligente: esperou que o adversário se "abrisse" para o ataque, tentando sempre tirar partido da velocidade de David Mateus e Luis Leal na frente para desequilibrar e aguentar a bola fora da zona de perigo.
A equipa de Torres Vedras procurava agora de qualquer maneira bombear bolas para a área adversária, mas tanto Simões como Rolão no eixo da defesa, pareciam gigantes para os atacantes torreenses.
Já na metade da 2º parte, Toni Pereira fez uso da sua experiência: Com o Torreense a tentar empurrar o Atlético ás cordas, decide colocar Tuga e pouco depois Telmo, que ao invés de colocar mais um defesa-central em campo, entregando o domínio de bandeja à equipa caseira, coloca dois alas velozes para complicar ainda mais a tarefa da defesa adversária que não parecia estar muito organizada.
Estas alterações ainda causaram algumas dores de cabeça aos locais, mas a pontaria não esteve afinada na altura de finalizar as jogadas.
O Atlético conseguiu até final da partida aguentar a grande pressão dos homens da casa, que quase tudo fizeram para chegar ao empate mas, a vitória foi bem entregue pela garra demonstrada durante toda a partida.
Um Atlético que demonstrou um espírito de equipa e uma vontade que algumas vezes nos tem faltado em outras partidas, mas que não deixam de estar de parabéns pelo objectivo que, apesar de sofrido até ao ultimo minuto, acabou por ser mais saboroso...

PARABÉNS EQUIPA! OBRIGADO TONI E OS SEUS ADJUNTOS!

No Estádio Municipal Manuel Marques, jogaram:
Árbitro: João Henriques (AF Coimbra)

TORREENSE:
Marco Tábuas; André Santos, Rui Burgette, Marlon e André Nogueira; Paulinho, Thiago (Fran, 59'), Coça (Taiwo, 71') e Edgar Rosa; Marquinhos (Siaca, intervalo) e Manel
TREINADOR:
Pedro Gomes

ATLÉTICO:
Janota; Mauricio, Rolão, Simões e Bruno Lucas; André Mandeiro, Gonçalves , João Martins e Filipe Ferreira (Tuga, 61'); David Mateus (Telmo, 76') Luis Leal (Ivan 90'+5)
TREINADOR:
Toni Pereira

Marcadores: 0-1, David Mateus (2'); 0-2, Filipe Ferreira (33'); 1-2, Edgar Rosa (54',g.p.)

Disciplina: cartão amarelo para André Nogueira, Edgar e André Santos (Torreense) - Mauricio, Mandeiro e Janota (Atlético)