segunda-feira, 17 de março de 2008

Atlético vs. Mafra

ATLÉTICO -2 MAFRA -0

Mais uma "final" dominada e conquistada pelo Atlético...

Antevia-se um jogo complicado, nesta última jornada da 2ª Divisão. O Atlético teria de vencer este Mafra (que se encontrava em 3º lugar), caso pretendesse seguir para a 2ª Fase do Campeonato sem depender de terceiros.
O jogo até começou equilibrado, com ambas as equipas a procurar o caminho da baliza adversária: primeiro, Capuco efectuou o primeiro remate da partida, sem grande perigo. Pouco depois, grande oportunidade para os visitantes: Margaça, desarmou Lapinha perto da nossa grande área e obrigou Leão a sair da baliza para fazer a mancha ao avançado mafrense, que acabou por rematar por cima da nossa baliza, estavam decorridos 10 minutos de jogo.
Este sinal de perigo, alertou os nossos jogadores que acabaram por dominar o resto da primeira parte, apesar de não mostrarem a eficácia para a baliza que lhes era pedida.
Até aos 45 minutos da primeira parte, não houve grandes momentos de emoção na Tapadinha, muito por culpa dos elementos que compunham a defesa das duas equipas que estavam quase "impermeáveis" a jogadas ofensivas e bolas altas. Mas... quando já se adivinhava o intervalo, surge o primeiro golo da tarde - David Nunez sofreu uma falta grosseira do mafrense Nuno Abreu, valendo-lhe a mostragem do cartão amarelo e o respectivo livre directo. Enquanto assistíamos ao nosso avançado senegalês sair do terreno de jogo de maca e muito queixoso da sua perna. Chamado a converter o livre, quase frontal à baliza, Pedro Simões rematou com a bola a roçar o poste, sem hipóteses para Hélder Colaço! 1-0 marcava o nosso marcador manual e fazia-se a festa na Tapadinha! E havia mais motivos para festejar, David Nunez recuperou e voltou ao jogo depois do golo, bem como o intervalo chegara segundos depois da bola ir ao círculo central.

Depois do intervalo, o cariz do jogo não se alterou. Era o Atlético quem dominava todas as operações, procurando agora pelas alas chegar ao 2º golo. Irritado, o treinador mafrense Filipe Ramos, procurava refrescar e pôr mais gente no ataque mas o problema estava no resto da equipa que não tinha capacidade para fazer a bola chegar aos seus elementos mais ofensivos. Entretanto, numa ou noutra jogada construída pelo Atlético, a bola chegava a David Nunez ou Capuco, que com muitas dificuldades conseguiam furar a "muralha" defensiva do Mafra mas também não estavam com a pontaria afinada ou com a força necessária para o remate final.
Até que... aos 67 minutos, o guarda-redes Colaço ofereceu um presente de Páscoa antecipado ao Atlético: esperou pela aproximação de David Nunez, deixou-se ser desarmado por este e esperou que fosse marcado o 2-0! Uma autêntica fífia...
O Mafra já dava o jogo como perdido, apresentava falta de argumentos para reagir ao resultado, apesar de ainda faltarem 20 minutos de jogo. Já com Sandro em campo, as coisas para o Mafra ainda pioravam mais, o nosso irrequieto avançado baralhou toda aquela organização defensiva que se registava até então e foi mesmo o Atlético a procurar o 3º tento da tarde mas sempre sem muito perigo...
Num momento, em que já se jogava os minutos de compensação na Tapadinha, o Mafra dispunha de um livre frontal à baliza de Leão, e é bom frisar que quem estava na baliza era mesmo o Leão, porque o livre foi muito bem marcado, com a bola a "cheirar" a golo... e mais uma defesa impossível do nosso guarda-redes, a esticar a mão e a desviá-la do ângulo! Espéctaculo!
2-0, acabou assim a 1ª Fase do Campeonato... Pena o Carregado, também ter vencido, já que poderíamos mesmo ter chegado à 3ª posição do Campeonato.
Há que dar os parabéns a todos os jogadores e dirigentes por terem atingido o seu 1º objectivo, ficou demonstrado que ainda poderemos chegar mais longe.

No Estádio da Tapadinha, jogaram:

ATLÉTICO: Leão; Torres, Ricardo Aires, Rolão e Carlos Alves; Simões, Pedro Simões (Sérgio Marquês, 76'), Lapinha e Hugo Gonçalves (Branquinho, 88'); David Nunez e Capuco (Sandro, 79')
TREINADOR: Carlos Manuel

MAFRA: Hélder Colaço; Ruben, Nuno Abreu, Mauro (David Mateus, 56') e Ricardo Cunha (Renato, 75'); Hélder Monteiro, Miguel Pinheiro, Miranda e Luís Pinto; Margaça (Young, 69') e Fernando Alexandre.
TREINADOR: Filipe Ramos

Marcadores: Pedro Simões (45+1') e David Nunez (67').
Disciplina: cartão amarelo para Capuco; Nuno Abreu, Luís Pinto e Miranda.

Melhor do Atlético: Pedro Simões, não devia ter sido substituído, fez uma exibição boa mas discreta, executou grandes passes longos, dominou no meio-campo e ainda apontou um livre de forma exemplar.
Melhor do Mafra: Nuno Abreu, "raçudo" às vezes até demais, foi uma dor de cabeça para ultrapassá-lo.