segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Aljustrelense vs. Atlético

ALJUSTRELENSE-2 ATLÉTICO-1

Resumo do site "AtleticoDigital.com"

Dispondo o Atlético de um plantel curto, estas notícias são naturalmente motivo de preocupação! Como se não bastasse a derrota, a confirmar-se a lesão de Sérgio Brás... É terrível. Mas passemos ao jogo.
O primeiro sinal de perigo pertenceu ao Aljustrelense, graças a... Sérgio Brás, que ao pretender desfazer um cruzamento cortou para canto, levando o esférico a passar não muito longe da baliza à guarda de Ricardo Janota!
Esse lance fortuito não abateu o Atlético, que continuou a praticar a sua superior circulação de bola e poderia mesmo ter-se adiantado no marcador aos 17 minutos, graças ao bom entendimento entre Luís Leal e Ivan, com este último a levar a bola a passar rente à barra. As coisas pareciam bem encaminhadas... Até que surgiu um balde de água fria! De um lance inóquo entre Rui Sousa e Ricardo Janota, o árbitro entendeu assinalar grande penalidade que Tonico não desperdiçou. Estavam então decorridos 21 minutos de jogo.

Até ao intervalo o Atlético não descobriu o melhor antídoto para ultrapassar a turma aljustrelense, que graças ao voluntarismo e excelente cultura táctica dos seus jogadores iam tapando eficazmente todos os caminhos que levavam à baliza de João Candeias. Mas no segundo tempo tudo seria diferente... Pelo menos, assim o esperávamos. E assim aconteceu!
O Atlético reentrou em campo determinado a dar a volta ao marcador. Ivan deu o mote aos 46 minutos, rematando para encaixe fácil de João Candeias. Esse lance nasceu de um ressalto originado na marcação de um livre directo, que passaram a suceder-se em catadupa junto da área do Aljustrelense. Para reforçar ainda mais o seu plano ofensivo, Carlos Manuel arriscou então a troca de um lateral (Jorge Almeida) pelo médio Gonçalves, de tendência mais ofensiva.

O risco era grande: aos 63 minutos o Aljustrelense ensaiou um contra-ataque maldoso, conduzido entre Paulo Serrão e Arikson, que todavia foi abortado graças à lei do fora de jogo. Mas parecia compensar: por duas vezes seguidas (64 e 65 minutos) Luís Leal esteve à beira de marcar, só que da primeira não conseguiu aproveitar o deslize do defesa Nuno Alves, pontapeando na atmosfera; enquanto que da segunda encheu o pé, mas permitiu a defesa de Candeias em dificuldade, com os punhos.
O Atlético estava agora totalmente instalado no meio-campo adversário, o golo parecia iminente... Este surgiu sim, mas na baliza do nosso Ricardo Janota! Foi o resultado de um ataque rápido pelo flanco direito, conduzido por Arikson e concretizado pelo Jorginho, fresquinho, acabado de entrar em jogo.

Por momentos, a equipa abanou com o golo... Como se viu em Gonçalves, que tentando rematar à baliza levou a bola a sair pela linha lateral. Mas não tardou em recompor-se, persistindo num ataque porfiado à baliza adversária. Aos 76 minutos Rolão chegou atrasado ao cruzamento de Gonçalves, aos 79 foi a vez de Simões tentar a sua sorte no remate, para defesa fácil de João Candeias, até que... Ao tentar deter o esférico conduzido por Ivan, João Candeias provocou a queda do nosso avançado em plena grande área! Grande penalidade que teve tanto de indiscutível quanto de precipitação da parte do guarda-redes, uma vez que da posição do nosso atacante, prestes a atingir a linha final, não se adivinhava grande perigo para a sua baliza. Mas as regras são para cumprir! O árbitro não hesitou em assinalar a grande penalidade, superiormente concretizada pelo Luís Leal.

Nos últimos minutos assistiu-se a um ataque avassalador do Atlético, com praticamente toda a equipa balanceada no ataque: apenas reparámos que Rolão e Filipe Martins ocupavam posições ligeiramente mais recuadas... Já em tempo de compensação, Zambujo teve nos pés o golo do empate, mas o seu forte remate falhou o alvo. Nos últimos cartuxos, Ricardo Janota subiu à área adversária para tentar a sua sorte... Sorte?! Essa não quer nada com o Atlético.

No Estádio Municipal de Aljustrel, jogaram:
Sob a arbitragem de Nuno Almeida (AF Algarve)

ALJUSTRELENSE: João Candeias; Paulo Serrão, Nuno Alves, Tonico e Carlos Estebainha; Calu, José Luís Araque, Nelson Raposo (Jorginho, 69') e Ricardo Katchana (Filipe Venâncio, 85'); Rui Sousa e Pedro Alves (Aricson, 53').
TREINADOR: Francisco Fernandes

ATLÉTICO: Ricardo Janota; Jorge Almeida (H. Gonçalves, 49'), Sérgio Brás (Joel Elias, 42'), Rolão e Filipe Martins; Simões, Samarra (Emanuel, 69'), Tiago Rosa e Zambujo; Luis Leal e Ivan
TREINADOR: Carlos Manuel

Marcadores: 1-0, Tonico (g.p.); 2-0, Jorginho (72'); 2-1, Luís Leal (82').
Disciplina: cartão amarelo para Rui Sousa, Aricson, Paulo Serrão e Carlos Estebainha (Aljustrelense); Ricardo Janota, Gonçalves, Ivan, Zambujo e Joel Elias (Atlético)