segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Taça de Portugal - S. Joao de Ver vs. Atlético


SP. S. JOÃO DE VER -0 ATLÉTICO-2 (a.p.)

Uma tarde de Taça de Portugal, em que o Atlético teve de se deslocar ao Norte e jogar 120 minutos para levar de vencida a equipa de S. João de Ver, que milita na Série C da 3ª Divisão.

Sobre um calor abrasador e sendo o 2º jogo desde o início da temporada, não se esperava um grande espectáculo de futebol. As duas equipas apresentaram-se a meio-gás mas foi o Atlético quem se superiorizou...
O primeiro aviso surgiu aos 11 minutos de jogo, quando foi assinalada uma falta sobre Luís Zambujo à meia-distância - uma jogada ensaiada na marcação do livre, com Gonçalves a tocar para o lado e Luís Leal a rematar pouco por cima do travessão de Nuno.
Era o Atlético que tinha a grande percentagem de posse de bola e o jogo controlado, mas a equipa nortenha não baixava os braços e prova disso foi os sustos que se passaram perto dos 20 minutos de jogo:
O primeiro exemplo nasceu de um livre perigoso à entrada da área apontado por Bino que obrigou o nosso guardião Rui Santos a aplicar-se para desviar a bola para cima da barra. E no canto correspondente, outra vez Rui Santos em destaque, não tão feliz pois o seu desvio com a palma da mão fez a bola passar bem junto do seu poste esquerdo.
O jogo estava agora mais repartido, com ambas as equipas ainda que tímidas tentavam mais o contra-ataque.
Já perto do descanso, um bom entendimento entre Carolo e Samarra no centro do terreno resultou num remate perigoso deste ultimo jogador a passar pouco ao lado do alvo.
O intervalo apareceu, com uma 1ª parte de fraca qualidade, com o Atlético mais agressivo mas com a pontaria ainda desafinada .

Depois do intervalo, o Atlético tentou marcar o golo cedo e assim ficar mais tranquilo, mas ainda sem sucesso...
Aos 47 minutos, Luís Zambujo rematou forte e colocado, sorte para o S. João de Ver pois a bola foi desviada para canto por um defesa local e levava “selo” de golo.
Na jogada do canto curto ensaiado pelo Atlético resultou um remate rasteiro outra vez de Luís Zambujo com a bola a ir junto ao poste, valeu a intervenção corajosa do guarda-redes adversário que ainda se ressentiu por ter esbarrado contra o poste.
O jogo já mostrava uma série de boas jogadas e remates de longe mas que resultavam sempre em pouco mais que boas iniciativas.
Já na hora de jogo, o S. João de Ver aproveitou o adormecimento da equipa de Alcântara e Américo conseguiu centrar para a cabeça de Sá Dias, este antecipou-se a Rolão e enviou a bola à trave de Rui Santos.
Na resposta ao lance, um contra-ataque dos alcantarenses resulta numa enorme confusão na área dos locais, onde Simões falhou por pouco o golo, a enviar a bola às malhas laterais.
Aos 80 minutos, foi a vez de Gonçalves desenvencilhar-se de um adversário e a centrar para Carolo que com um grande cabeceamento enviou a bola à barra! Ainda se comentava este lance quando no minuto seguinte Zambujo centrou para o coração da área, e Carolo a corresponder novamente e a acertar outra vez na barra… Parecia que não queria mesmo entrar!
No final dos 90 minutos, 0-0 foi o resultado que se verificou. Seguiam-se mais 30 minutos de futebol, ainda que pudesse o Atlético já ter resolvido o jogo.

Começava o prolongamento, com um Atlético mais atrevido e determinado em não levar a partida para os penaltis.
Logo aos 92 minutos, Simões marca o primeiro! Pontapé de baliza mal batido de Nelson, Tiago Rosa recuperou a bola e assistiu Simões que depois de dois passos em corrida remata para o fundo das redes, fazendo assim o 1-0! E a dar mais justiça ao marcador. Já a vencer, e mais calmo, a dificuldade de jogo baixou, e o Atlético não desistiu de alcançar o 2º golo, que chegou já na 2ª parte do prolongamento por intermédio de Carolo, depois de uma grande jogada de entendimento entre Tiago Rosa, Ivan.
O Atlético segue assim para a 2ª eliminatória da Taça de Portugal, sabendo o seu próximo adversário já no dia 3 de Setembro.

No Estádio do Sp. Clube de S. João de Ver, jogaram:
Árbitro: Hugo Pacheco (AF Porto)
Auxiliares: Bruno Domingos e Fábio Nastro

S. JOÃO DE VER: Nuno; Belleti, Canela, Paquete e Manu; Gil (Ruben, 97'), Zé Luís, Bino (Vitinha, 91') e Américo; Diogo e Sá Dias (Jonathan, 81').
TREINADOR: José Malhado

ATLÉTICO: Rui Santos; Jorge Almeida (Ivan, 73'), Sérgio Brás, Rolão e Filipe Martins; Simões, Luís Zambujo (Tiago Rosa, 89'), Samarra (Emanuel, 61') e Hugo Gonçalves; Luís Leal e Hugo Carolo.
TREINADOR: Carlos Manuel

Marcadores: 1-0, por Simões (92') e 2-0, por Hugo Carolo (113').
Disciplina: cartão amarelo para Sérgio Brás (37'), Gonçalves (107') e Filipe Martins (109') - Diogo (6'), Paquete (75'), Bino (80') e Vitinha (103').

Melhor do S. João de Ver: Américo, o numero 10 dos locais foi o elemento mais seguro no meio-campo e ainda criou alguns contra ataques da sua equipa.

Melhor do Atlético: Hugo Carolo, o nosso avançado fez uma boa dupla com Luís Leal. Além de ter marcado o 2º golo ainda enviou duas bolas à trave com dois grandes cabeceamentos. Muito se movimentou no ultimo terço do terreno e foi uma dor de cabeça para os defesas locais. Merecia pelo menos mais um golo.