terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Beira-Mar MG vs. Atlético

BEIRA-MAR MG-0 ATLÉTICO-2

Uma vitória tranquila para o nosso Atlético, que se deslocou a Monte Gordo para mostrar aos da casa a razão porque tem consigo bons resultados: o bom futebol praticado e a mentalidade ofensiva aliado ao apoio dos adeptos que se deslocaram na excursão e que nunca deixaram de gritar pelo Atlético, deixaram a equipa algarvia algo desorientada.

Num campo de dimensões reduzidas e com o seu piso sintético, o jogo antevia-se complicado. O Beira-Mar também vinha invencível nas ultimas 3 jornadas, incluindo uma vitória frente ao Mafra que ocupava a 1ª posição, quanto ao Atlético entrou em campo com praticamente o mesmo onze que venceu a semana passada o Ol. Moscavide, excepção feita a Rolão que esteve ausente por cumprir castigo depois da expulsão nesse mesmo jogo e Bruno Lucas para o lugar de Torres que regressou ao Doxa Katokopia, da 1ª Liga Cipriota. Toni Pereira sabe que nesta altura cada jogo é uma final, a postura a ser adoptada tem de ser coerente mas ofensiva e, na verdade, os seus jogadores puseram isso em prática, e logo desde o início do jogo, já que os primeiros 20 minutos pertenceram-nos por completo. A defesa algarvia tentou ao máximo fechar os espaços de ataque do Atlético, sendo que os remates de longe de João Martins e Simões foram a arma mais utilizada neste inicio, apesar de ter sempre ficado pelo susto.
Já aos 25 minutos da 1ª parte o primeiro lance do jogo, cruzamento da direita de Simões e Bruno Carlos sofre uma carga do defesa adversário, sendo que prontamente Tiago Canário apontou para a marca de grande penalidade. Como sempre chamado a converter: João Martins, engana o guarda-redes e marca o seu 7º golo esta temporada, tornando-se assim no melhor marcador do Atlético.
Finalmente aparecia o merecido golo, já que os da casa deixaram os forasteiros alugar o seu meio-campo.
Depois de estar em desvantagem, o Beira-Mar despertou um pouco, e este "pouco" significa que o Atlético não deixou de comandar as operações, tanto defensivas como ofensivas, mas esporadicamente ainda saia um contra-ataque venenoso por uma iniciativa individual dos alas algarvios. Tanto que numa dessas situações, já a cair do pano da 1ª parte, Joel Elias a tentar proteger a sua baliza de um remate frontal, acaba por a bola embater no seu braço depois de ricochetar na sua perna. O árbitro assinalou o devido penalti. Os fervorosos adeptos do Atlético gritavam "Janota! Janota!" e ele não poderia ter respondido da melhor maneira, já que adivinhou o lado e defendeu a grande penalidade!
Pouco depois chegava o intervalo, com tudo a correr de feição para a equipa de Alcântara, com cerca de 65% da posse de bola neste primeiro tempo.

Já no segundo tempo, Rui Caldeira sabia que a sua equipa tinha de demonstrar outra atitude se quisesse pontuar e fez entrar um médio mais ofensivo por troca de um trinco ao intervalo, mas a verdade é que a história pouco mudou, o Atlético continuou com as operações comandadas. O Beira-Mar tentava-se intrometer maioritariamente pelas alas, mas tanto Bruno Lucas como a grande revelação Maurício, cumpriram de forma excelente os seus papéis e anularam todas as tentativas. Já o Atlético também estendia mais os seus ataques pelas alas, mais por culpa de Telmo, que fez uma partida espectacular deixando, certamente, o defesa esquerdo algarvio muitas vezes com os olhos tortos pelas suas fintas e o seu perfume de jogo e por culpa de Maurício e Tuga que combinaram bem na esquerda, apesar de este ultimo ainda não estar na melhor forma. O jogo estava aberto... e mais equilibrado, até que... o relógio apontava quase 60 minutos de partida, quando Tuga tenta rematar à baliza mas sem a força necessária, Bruno Carlos recupera a bola, guarda-a, ainda se vira para a baliza e remata para o 2-0! O jogo que já parecia controlado, ainda mais ficou depois do golo.
Os algarvios pouco resignados se mostraram perante o resultado, sendo que a incapacidade de alterar o rumo dos acontecimentos era por demais notória.
Pior ficaram depois da entrada de Luis Leal, aos 66 minutos de jogo, por substituição de Bruno Carlos. Leal ficou agora com o papel de ponta-de-lança móvel e apesar de sozinho na frente foi mesmo um calafrio para o guarda-redes Tiago, já que por várias vezes ultrapassou os seus defesas em velocidade parando só depois de rematar à sua baliza.
Primeiro, numa grande arrancada pela direita passa pelo ultimo defesa, dirige-se para a baliza mas o seu remate saiu torto... Podia ter feito o golo, era certamente um dos melhores da jornada. E pouco depois, agora na esquerda, volta a ultrapassar o defesa em velocidade e novamente frente-a-frente com o guarda-redes pica a bola tentando o chapéu e a bola bate direitinha na barra! Deitavam as mãos à cabeça as pessoas que assistiam ao jogo. Gritavam pela sua equipa os adeptos do Atlético que quase transformaram o Complexo Desportivo de Monte Gordo no Estádio da Tapadinha, já que só eles se faziam ouvir.
Até final da partida, o Beira-Mar ainda lançou-se na esperança de fazer o 1-2, ainda protagonizou jogadas ofensivas de maior perigo mas Joel Elias esteve também em bom plano e "limpou" sempre, os lances mais perigosos.
O Atlético mereceu inteiramente a vitória e amealha assim o 6º jogo consecutivo sem derrotas, sendo que esta foi a 4ª vitória nessas 6 jornadas. Esta época ainda não conseguimos 3 vitórias consecutivas e no próximo domingo temos mais uma oportunidade para o fazer. Será o primeiro jogo de 2009 disputado na Tapadinha e logo frente ao actual, 1º classificado, o Pinhalnovense com apenas mais 4 pontos que nós. Vamos à Tapadinha e apoiar esta equipa que ainda tudo é possível!

No Complexo Desportivo de Monte Gordo, jogaram:
Árbitro: Tiago Canário (AF Beja)

BEIRA-MAR MG: Tiago Martins; Jacinto, Ricardo Piloto, André Piloto e Luís Firmino; Fernando, Marco Nuno, Bertrand (Alcides, intervalo) e Amílcar; Gonçalo (Tiago, 64') e Flávio (Daniel, 79')
TREINADOR: Rui Caldeira

ATLÉTICO: Ricardo Janota; Bruno Lucas, Joel Elias, Filipe Martins e Maurício; Simões, João Martins (Gonçalves, 79'), André Mandeiro e Telmo (Tiago Rosa, 85'); Tuga e Bruno Carlos (Luis Leal, 68')
TREINADOR: Toni Pereira

Marcadores: 0-1, João Martins (25', g.p.); 0-2, Bruno Carlos (59')

Disciplina: Cartões amarelos para Jacinto e Flávio (Beira-Mar); Bruno Lucas, Simões, André Mandeiro e Gonçalves (Atlético)

Melhor do Beira-Mar: Fernando, foi o jogador que mais batalhou durante toda a partida. Foi o elemento mais preponderante no meio-campo dos algarvios e ainda mostrou bons remates que felizmente não levaram a melhor direcção.

Melhor do Atlético: Maurício, dominou toda a ala esquerda, correu os 90 minutos, tanto atacou bem como defendeu de forma exemplar. Mais uma vez fez uso do seu lançamento-canhão para lançar algum perigo. Telmo também merece destaque pelo trabalho que realizou na sua ala.