segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Atlético vs. Oriental

ATLÉTICO -2 ORIENTAL -1

Jogo quente no Estádio da Tapadinha, num derbi de Lisboa que colocou frente-a-frente dois grandes emblemas que outrora já se defrontaram no escalão mais alto do futebol português.
Uns por nostalgia desses velhos tempos, outros, apoiantes de uma das equipas e ainda alguns apenas curiosos, fizeram deste jogo, o que mais publico levou a este velhinho estádio na presente temporada.
Apresentaram-se em campo duas fortes equipas, que em mente tinham o mesmo objectivo. Não havia favoritos antes do jogo e o que interessava principalmente era não perder, já que para qualquer uma das equipas, a derrota poderia afasta-la das 6 primeiras posições.
O Atlético partiu com apenas 16 jogadores disponíveis para este jogo, além dos já lesionados Serginho, Carolo, Zambujo e Sérgio Brás e de Luis Leal que cumpriu o seu ultimo jogo de castigo, juntaram-se à lista de indisponíveis, durante a semana: Rolão, David Mateus e Hugo Gonçalves, com lesões inesperadas que numa primeira avaliação não parecem ser muito prolongadas.
Juntando a estas imensas baixas, Toni Pereira sentiu necessidade de fazer mais algumas alterações em relação ao onze que defrontou a equipa de Lagoa no domingo passado: Rui Santos estreou-se como titular no campeonato, Simões fez dupla com Filipe Martins no eixo da defesa, Tiago Rosa estreou-se (e bem) como lateral direito, mas a maior surpresa da tarde foi a estreia de Marcelo Dluzniewski, o jovem brasileiro com descendência polaca fez o seu primeiro jogo com a camisola "azul e amarela", jogou no eixo do terreno ao lado de André Mandeiro, mostrando qualidades que certamente ainda serão valiosas para esta altura decisiva da época.
Do outro lado estava o Oriental de Carlos Manuel, uma equipa que vinha de 4 resultados positivos e deslocou-se à Tapadinha com o intuito de dar o salto para as 6 preciosas posições que garantem a manutenção na 2ª divisão.

O jogo começou equilibrado, num futebol directo e a ritmo elevado, mostraram a ansiedade normal neste jogo de decisões.
A primeira oportunidade até pertenceu aos orientalistas: pouco depois dos 10 minutos de jogo, uma boa jogada entre os 2 pontas-de-lança David Nunez e Santiago, resultou num remate perigoso deste ultimo, mas Rui Santos estava bem posicionado e desviou a bola para fora.
O Atlético tentava a réplica, abrindo o jogo pelas alas tentando levar vantagem com a velocidade dos seus extremos mas, ainda sem oportunidades sonantes...
Aos 22 minutos de jogo, surge o 1º golo do Atlético, e que golo...! Bruno Carlos depois de receber a bola a passe de João Martins, assiste Tuga com um passe de calcanhar deixando-o solto na área de Bruno Costa, ainda descaído para o lado esquerdo rematou com efeito desviando a bola do guarda-redes, entrado depois de ainda tocar no poste. Um grande golo, que Tuga já merecia há algumas jornadas!
Havia ainda muito jogo pela frente e este golo, apesar de madrugador, parecia galvanizar a equipa, que não abrandou o seu futebol ofensivo. Por outro lado, o Oriental sabia a importância deste jogo, este resultado poderia comprometer as suas aspirações e como tal, procurou também o domínio da partida, acabando por novamente a equilibrar.
Antes do final do primeiro tempo, houve ainda oportunidade para ambas as equipas marcarem: Primeiro o Oriental, que chegou a beneficiar de um livre frontal, bastante próximo da grande área do Atlético mas, Carlos Alves não mediu a força e enviou a bola por cima do travessão de Rui Santos, num lance que poderia ter tido outros contornos. Pouco depois foi a vez do Atlético, através de um pontapé-de-canto que resultou num cabeceamento bastante perigoso de Simões, mas o Oriental que defendia com todos os seus 11 jogadores nestes lances, acabou por intersectar a trajectória da bola. Houve ainda oportunidade de ver Rui Santos em acção novamente, agora num livre descaído para a direita, grande confusão na sua grande área, acabando por defender bem um cabeceamento perigoso de David Nunez.
1-0, ao intervalo. Um resultado curto, que se justificava pelo equilíbrio destas duas equipas. Continuava tudo em aberto para o segundo tempo.

Nos segundos 45 minutos, o Oriental entrou determinado a correr atrás do resultado. A pressão agora era maior por parte dos visitantes, mas foi o Atlético quem voltava a marcar!
Mais uma grande jogada de contra-ataque e com os mesmos intervenientes do primeiro golo, desta vez João Martins na ala direita cruza rasteiro para a área, Bruno Carlos com uma simulação, deixa passar a bola quando todos esperavam o seu desvio, aparecendo nas suas costas, Tuga que também em desiquilíbrio conseguiu empurrar para o fundo das redes do Oriental, fazendo o 2-0 e bisando numa altura importante da partida!
Ainda havia mais de 35 minutos para se jogar, o Atlético estava mais descansado depois deste 2º golo, bastava agora não cometer erros para aguentar o resultado. Carlos Manuel fez entrar pouco depois os elementos mais ofensivos que tinha à sua disposição no banco de suplentes: Adul Baldé e Vitor Gomes entravam em campo por troca de Pedro Andrade que jogava na posição de trinco e do lateral direito Taroco, substituições que demonstravam claramente a intenção de ainda pontuar na Tapadinha. Mas na verdade, Rui Santos, Simões, Filipe Martins e até o lateral adaptado Tiago Rosa estiveram em excelente forma no sector defensivo, anulando todas as perigosas tentativas do ataque forasteiro.
Já aos 72 minutos, Toni Pereira faz entrar Joel Elias para o lugar de Marcelo, que acabou por sair bastante aplaudido, fazendo Simões voltar para a sua posição habitual no eixo do terreno. Coincidência ou não, a partida começou a ter cada vez mais a marca do Oriental. A pressão ia-se acentuando e agora era o Atlético que tentava defender como podia. Rui Santos foi novamente posto à prova, mas com duas defesas fantásticas acabou por evitar dois golos que pareciam certos.
E com toda a pressão na sua defesa... o Atlético acabou mesmo por ceder, felizmente, já bem próximo do final da partida, o que não impediu os 3 minutos finais dos descontos de serem de verdadeiro sufoco, depois do ex-Alcantarense David Nunez aproveitar a confusão que um dos muitos "balões" que foram enviados para a área criaram, acabando por conseguir um remate rasteiro já em desiquilibrio que Rui Santos ainda consegue agarrar o esférico, mas já poucos centímetros além da linha de golo.
2-1 a 3 minutos do final da partida que o Oriental tentou desesperadamente aproveitar, mas a raça e o esforço que o Atlético apresentou durante todo o jogo acabou por ser mais forte e recompensado pouco depois com o apito final do árbitro.
Resultado justo numa tarde que opôs duas boas equipas, acabando por ser bastante mais favorável para o Atlético, já que o Oriental voltou assim a ocupar a ultima posição da tabela classificativa.
Na Tapadinha ficou a alegria de uns, a tristeza de outros mas certamente a saudades de todos os que presenciaram o espectáculo que era ver estas duas grandes equipas neste Estádio em outros tempos!

No Estádio da Tapadinha, jogaram:
Árbitro: Marco Gomes (AF Leiria)

ATLÉTICO: Rui Santos; Maurício, Simões, Filipe Martins e Tiago Rosa; Marcelo (Joel Elias, 72'), Mandeiro, João Martins e Telmo (Bruno Lucas, 84'); Tuga e Bruno Carlos (Ivan, 79').
TREINADOR: Toni Pereira

ORIENTAL: Bruno Costa; Carlos Alves, Filipe Duarte, Tozé e Taroco (Vítor Gomes, 57'); Pedro Andrade (Adul Baldé, 56'), Samarra, Lopo (Semeano, 79') e Sérgio Mendonça; David Nunez e Santiago.
TREINADOR: Carlos Manuel

Marcadores: 1-0, Tuga (22'); 2-0, Tuga (51'); 2-1, David Nunez (90+1').

Disciplina: cartão amarelo para João Martins, Rui Santos e Filipe Martins (Atlético); Carlos Alves (Oriental).