terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Real vs. Atlético

REAL S.C.-4 ATLÉTICO -1

Mais um descalabro, agora em Massamá. O Atlético até já poderia ter carimbado a presença na Fase de Promoção do Campeonato mas uma inesperada goleada sofrida frente ao Real Massamá, que ocupava a ante-penúltima posição da Série voltou a colocar o nosso clube "entre a espada e a parede".
Mais uma vez o Atlético teve um azar antes da partida: Tiago Rosa que foi o titular a defesa direito na penúltima jornada frente ao Oriental, teve uma luxação no ombro no final da semana e teve assim de falhar este jogo. Mas se o mal do Atlético fosse só esse...

O Real entrou melhor na partida, o Atlético ainda parecia estar a organizar-se, mas a equipa da casa parecia-se apoderar dessa situação para se adiantar desde cedo no marcador. Numa tarde de inspiração, o Real fez o primeiro golo logo aos 18 minutos de jogo: Aílton, aproveitou uma das primeiras confusões defensivas e apareceu com tempo e espaço na área do Atlético, rematando para o fundo das redes!
O golo era madrugador e nada estava perdido... excepto, o sector mais defensivo do Atlético que ainda não tinha percebido bem a sua posição no terreno de jogo.
Passados apenas dois minutos do festejo do primeiro golo da tarde, o segundo chegava...
Hugo Rosa, aproveitou-se de nova confusão defensiva, fintou Rui Santos e já com pouco ângulo ainda conseguiu desviar a bola para dentro da baliza! Estava feito o 2-0, aos 20 minutos de jogo.
Apesar destes factos, a verdade é que não era só por felicidade do adversário que tinham surgido 2 golos de rajada, mas por mérito de aproveitamento das falhas que o Atlético estava a conceder aos elementos mais ofensivos do Real...
Toni Pereira, aos 24 minutos, face ao resultado e à desorganização que denotava na sua equipa, decidiu então, colocar em campo o avançado Luis Leal pelo lateral direito Bruno Lucas. Tentava assim, dinamizar o ataque do Atlético que até então estava apagado em campo. Bruno Carlos ainda não tinha aparecido no jogo e os extremos Tuga e Telmo também pareciam ter dificuldades para furar a defesa adversária.
O jogo equilibrou-se durante um pequeno período de tempo. O Atlético ainda criou algumas jogadas de perigo e remates à baliza, mas sempre encontraram o caminho de Bruno Fernandes, que nesta tarde também surgiu bastante inspirado, evitando o golo iminente do Atlético nalgumas situações.
Mas este era mesmo o dia "não" para a defesa do Atlético... Nem Simões, nem Filipe Martins, nem mesmo Mandeiro que apoiava a defesa em situações de ataque adversário, conseguiram impedir Ailton de furar por entre a defesa e aparecer sozinho na cara de Rui Santos, acabando por fuzilar a baliza para o 3-0, aos 42 minutos. "Parece manteiga", pensou ele...
Palavras para quê? Um misto de tristeza e desilusão pairava sobre os jogadores e os sócios que se tinham deslocado ao Estádio do Real, alguns ainda abandonaram o jogo por esta altura.
O Atlético estava mesmo irreconhecível e este Real parecia de pé quente. O resultado era justo pelo que as equipas tinham feito até aqui e ainda viria a aumentar na 2ª parte.

Ainda se esperou que o intervalo tivesse o tempo necessário para que os nossos jogadores, voltassem a jogar aquilo que sabem.
Toni esgotou logo as substituições, Gonçalves e David Mateus substituíam Marcelo que ficou tocado num lance ainda na 1ª parte e Bruno Carlos, que tinha sido um elemento pouco útil no primeiro tempo...
Mas, 3 minutos volvidos da parte complementar e o 4º golo do Real de Massamá, surgia. Agora foi a vez do outro ex-Atlético Dino, também fazer o gosto ao pé. 4 bolas a 0...
Falhas demais não se pode admitir em jogos decisivos como este!
A partir daqui, o Real tirou o pé do acelerador, só um milagre poderia-lhes tirar esta vitória da mão... E foi então que o Atlético começou a comandar o jogo.
David Mateus entrou bastante bem na partida, juntamente com Telmo, Luis Leal e Tuga davam agora outro brilho ao sector mais ofensivo do Atlético. Apesar de todas as suas tentativas de golo até então, não serem premiadas com sucesso, conseguiram empurrar o Real às cordas.
Apesar da derrota estar consumada, o Atlético continuou a sua busca pelo golo de honra.
A gerir bem o resultado, o Real de Massamá, conseguiu negar o golo do Atlético até aos 82 minutos, altura em que o Real, estava completamente sob pressão. Luis Leal de cabeça, fez o tento de honra a 8 minutos do final da partida... Nota de destaque também para David Mateus, que fez bastantes estragos na ala direita.
Até final do jogo, o Atlético continuou a atacar, poderia ter reduzido a desvantagem por 2 ou mesmo 3 vezes, mas Bruno Fernandes ou um defesa apareceram sempre no sitio e na altura certa! Alguma sorte também nesta parte final da partida para a equipa da casa.
Resultado exagerado somente por este ultimo esforço do Atlético, mas justo pelos erros que a defesa concedeu durante toda a partida.
A equipa de arbitragem também não esteve bem, ficou pelo menos 1 penalti claro por assinalar e 3 foras-de-jogo consecutivos tirados ao nosso ataque que só o fiscal-de-linha descortinou, ainda que mal posicionado.
Continua tudo em aberto para este penúltimo jogo frente ao Carregado aqui na Tapadinha no próximo domingo. O Carregado que até já ocupou a ultima posição, voltou a vencer este domingo e já carimbou o seu lugar nos 6 primeiros, ultrapassando-nos também no melhor ataque da Série.
Vamos à Tapadinha apoiar o Atlético para ver se damos a volta por cima depois deste resultado e para ver se atingirmos já o principal objectivo da época... E não nos podemos esquecer de levar um amigo e mostrar-lhe um pouco desta grande paixão que nos une, o Atlético Clube de Portugal.

No Estádio do Real Sport Clube, jogaram:
Árbitro: Pedro Estrela (AF Porto)

REAL: Bruno Fernandes; Elves, Calado, Zorro (José Mário, 75') e Miguel Gonçalves; Bino, Diogo, Tigas (Tiago Figueiredo, 72') e Djão; Hugo Rosa (Geovani, 78') e Ailton.
TREINADOR: Rui Rodrigues

ATLÉTICO: Rui Santos; Bruno Lucas (Luis Leal, 24'), Simões, Filipe Martins e Mauricio; Mandeiro, Marcelo (H. Gonçalves, 44'), João Martins e Telmo; Tuga e Bruno Carlos (David Mateus, intervalo)
TREINADOR: Toni Pereira

Marcadores: 1-0, Ailton (18'); 2-0, Hugo Rosa (20'); 3-0, Ailton (42'); 4-0, Dino (48'); 4-1, Luis Leal (82')

Disciplina: cartão amarelo para Miguel Gonçalves e Tigas (Real SC) - David Mateus, Filipe Martins, Gonçalves e Simões (Atlético)