quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Foi há 2 anos...

Faz hoje, dia 7 de Janeiro de 2009, dois anos que fomos desde Alcântara ao Estádio do Dragão, com fama de "pequeninos" defrontar o Futebol Clube do Porto, equipa que ocupava a 1ª posição da 1ª Divisão Nacional, não perdia há mais de um ano no seu estádio e nas suas gentes reiterava a ideia que na quarta-eliminatória da Taça de Portugal iriam assistir a mais uma goleada à humilde turma de Alcântara. Foi talvez esta a palavra que fez a diferença neste dia tão especial - humildade - e que nos levou à ribalta do País, pelo menos durante uma semana, onde todos os noticiários abriam com a notícia que o "Atlético ganha ao Porto", "David tomba Golias". "Alcântara em Festa", entre tantos títulos e manchetes que surgiram a falar do mesmo.
Hoje para recordar, deixo aqui um texto que saiu nas primeiras páginas do jornal "A Bola" de dia 8 de Janeiro de 2007, edição essa que guardei desde esse dia com o maior orgulho e alegria cada vez que a abro.
O texto que vos irei apresentar é de Paulo Veríssimo e de Jorge Santos Carvalho, dois jornalistas deste jornal desportivo. Não o transcrevo por falta de tempo ou imaginação, mas sim para partilhar a emoção que sinto quando o leio:


A madrugada foi longa em Alcântara. Depois da vitória no Dragão, cerca de 300 adeptos acorreram à zona da Tapadinha e, aos poucos, invadiram o pavilhão, onde, já perto da meia-noite receberam os seus heróis. Depois, seguiu-se meia hora de perfeita loucura.

As informações iam chegando a todo o instante via telemóvel: "O autocarro dos nossos heróis já passou Vila Franca!" Intensificavam-se as movimentações nos arredores da Tapadinha, depois de horas de imensa alegria nas ruas de Alcântara, o numero de pessoas aumenta até às 23.39 horas, altura em que, finalmente, chegou o autocarro.
"Estão a chegar, estão a chegar!", grita um fervoroso adepto assim que vislumbra o veículo. O coro é automático: "Atlético! Atlético! Atlético!" Alguns não conseguem conter as lágrimas, outros riem, riem, sem parar.
Apesar de o autocarro ficar subitamente rodeado, os jogadores lá começam a sair, um a um, para momento importante de uma festa que há horas se instalara no emblemático bairro lisboeta: era a consagração. Com gritos de incentivo e até provocações ao dragão: "Derrubámos Pinto da Costa, vocês são uns campeões." Depois, os cânticos da fama: "Ninguém pára o Atlético!"
O ponto alto da celebração aconteceu dentro do pavilhão, quando os jogadores, já todos reunidos, começaram a saltar e a agradecer o apoio dos adeptos. Barulho ensurdecedor, mais lágrimas, tantos sorrisos. Seguiram-se as fotos da praxe, muitas com David, o marcador do golo histórico.
António Pereira, o treinador, fez questão de se colocar um pouco à margem deixando aos jogadores toda a luz dos holofotes.
A festa seguiu depois noite dentro, uma noite inesquecível e que certamente será recordada por muitos e bons anos.


Para relembrar, as equipas que se apresentaram em campo foram:
Árbitro: Paulo Pereira (AF Viana do Castelo)

PORTO: Vitor Baia (cap.); Fucile (Alan, 61'), Ricardo Costa, João Paulo e Marek Cech; Ibon (Adriano, 66'), Paulo Assunção (Lisandro Lopéz, intervalo), Raul Meireles e Vieirinha; Ricardo Quaresma e Bruno Moraes.
Suplentes não utilizados: Paulo Ribeiro; Tarik Sektioui; Bosingwa; Sokota.
TREINADOR: Jesualdo Ferreira

ATLÉTICO: Marco; Pedro Pereira (Hugo Freire, 85'), Rolão, Ricardo Aires e Junior (cap.); Marco Bicho (Rui Andrade, 90'+3'), Simões, Lapinha (Gonçalo, 69') e Nuno Gaio; Edmar e David.
Suplentes não utilizados: Paulo Grilo; João Pedro; Artur Jorge Vicente; Lula
TREINADOR: Toni Pereira

Marcador: 0-1, por David (60'), Quaresma desperdiçou uma grande penalidade (90+4')

Melhor em Campo (Jornal A Bola): Ricardo Aires, "Adivinhou as intenções do dragão e atribuiu-lhes quase sempre o insucesso. Insensível às diferenças sugeriu sempre outros caminhos àqueles que desejavam praticar o mal na sua área. Levou Bruno Moraes às lágrimas com uma intercepção sublime... e a baliza destapada, e ainda criou a primeira oportunidade da equipa.

Em jeito de destaque e resumo do discurso de Toni Pereira: "O Porto subestimou o Atlético... E perdeu."

E para quem gosta de transformar as letras em imagens, fica aqui o resumo da partida com os golos, transmitido no Telejornal da RTP1: